Redação
O verão iniciou oficialmente às 6h20 deste sábado (21), horário de Brasília, e se estenderá até às 6h02 do dia 20 de março de 2025. Segundo meteorologistas, a estação será marcada por chuvas frequentes e condições de tempo instável em Mato Grosso.
Com temperaturas elevadas em todo o país, o verão é conhecido por dias mais longos e mudanças rápidas no clima. Em Mato Grosso, a projeção indica um período mais chuvoso, com formação de corredores de umidade entre as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, o que pode resultar em eventos como a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Neste sábado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para chuvas intensas em todas as 142 cidades do estado, com possibilidade de granizo e ventos de até 70 km/h. A chuva será mais intensa à tarde e à noite, especialmente nas divisas com Goiás e nas regiões norte e sudoeste.
As cidades foram classificadas no grau de risco amarelo (perigo potencial), com monitoramento constante para possíveis atualizações para graus mais elevados:
🟡 Amarelo: perigo potencial
🟠 Laranja: perigo
🔴 Vermelho: grande perigo
A ZCAS, sistema climático que conecta nuvens do Norte ao Sudeste, será o principal responsável pelas chuvas intensas na região. O fenômeno, aliado à temperatura elevada da superfície do Atlântico Sul, favorece o avanço de frentes frias, canalizando o ar úmido para o Centro-Oeste.
Com o verão prometendo instabilidade, o Inmet recomenda atenção às condições climáticas e medidas preventivas para evitar incidentes
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !